Archive for 2011

Animes

[Animes]

















O termo "anime" ou "animê" significa simplesmente "desenho animado", mas com o tempo, resumiu-se à animação exclusivamente japonesa, em todos os cantos do mundo. Há até fãs que se ofendem ao ouvir alguém chamar um anime de "desenho".
São muitos os gêneros e estilos de animes. Os principais são: kodomo, shounen, shoujo, seinen, josei e gekiga. Esses gêneros possuem uma infinidade de ramificações e conceitos diferentes, cada um dirigido á um público alvo específico. A seleção de estilos a seguir, baseada no público alvo, também é equivalente para os mangás.






  • Kodomo: é voltado para o público infantil, com tramas não muito complexas e temas leves. Muitos deles se destacaram no Brasil, tais como Hamtaro, Beyblade, Monster Rancher, Mirmo Zibang, o tão famoso Pokémon (apesar de ser tido pela maioria das pessoas como shonen, está incluído sim, no gênero kodomo) e muitos outros que ascenderam durante a década de 90 e começo dos anos 2000.




  • Shounen: é direcionado ao público jovem masculino, embora agradem com facilidade à qualquer faixa etária de ambos os sexos, em alguns casos, até mesmo não-fãs de anime, por envolver temáticas populares, humor, cenas de ação, sempre evidenciando valores como a perseverança, a amizade e a coragem. É o estilo que normalmente ganha muita popularidade e destaque onde quer que seja exibido, tornando-se o que os fãs assíduos chamam de "modinha". Entre os notáveis animes do estilo shonen, estão os clássicos "Dragon Ball Z", "Saint Seiya", "Yu Yu Hakusho", "Shurato", até os mais atuais, como "Naruto", "Full Metal Alchemist", "One Piece", "Fairy Tail", etc.



  • Shoujo: literalmente significa "garota". Como o nome já sugere, é o anime voltado para as garotas, sendo assim, aqueles que possuem um tema mais complexo do que por exemplo, um shounen. Normalmente, o enredo de um shoujo é voltado para uma comédia romântica, envolvendo personagens quase sempre da mesma faixa etária de seu público, basicamente adolescente. Entre os shoujos mais populares estão "Nana, "Lovely Complex", "Love Hina", "Ah! Megami-Sama" ( ou"Oh My Goddess!") e o épico "A Princesa e o Cavaleiro", de Osamu Tezuka, considerado o primeiro shoujo.



  • Seinen: similar ao shounen, o seinen também é voltado para o público masculino, porém mais maduro. Sua temática possúi mais liberdade, portanto é mais madura, podendo envolver assuntos como sexo e violência. Os animes seinen fazem tanto sucesso quanto os shounen, já que o público é bastante similar. Gantz, Basilisk, Hellsing, Mushishi, Fate/Stay Night e xxxHolic são exemplos de títulos seinen bem conhecidos, que inclusive, tiveram seu momento de fama no Brasil, quando exibidos pelo canal Animax.



  • Josei: concentrado no público feminino adulto, o josei é como uma versão madura do shoujo, porém desliga-se um pouco do romantismo e da fantasia, pondo em evidência o cotidiano feminino de um jeito mais realista. Assim como o seinen, o josei também possúi mais liberdade em relação ao temas abordados. Uma vertente corriqueira das obras josei é o amor proibído entre pessoas do mesmo sexo, chamados de yaoi quando entre homens e yuri quando entre mulheres, um assunto para outro post. Alguns títulos josei: "Honey and Clover", "Paradise Kiss", "Pet Shop of Horrors", Gokusou, etc.


  • Gekiga: Aborda temas tanto fictícios quanto reais e concentra-se em um público mais maduro, na faixa de 18 á 30 anos. A diferença de um anime gekiga para os demais, é notável desde seus traços, que são mais pesados, até os assuntos envolvidos, como vingança, brigas de gangue, máfia, drogas, guerra, e uma série de temas polêmicos. Alguns exemplos de animes gekiga: "Black Jack", "Samurai Champloo", "Akira", "Sanctuary", "Ashita no Joe" e "Monster".

Músicas



[J-music] [K-music] [C-Music] 



São siglas utilizadas para denominar a música, japonesa, koreana e chinesa, em todos os seus gêneros.

[J-music]



J-pop: O Japanese pop, também chamado de música jovem japonesa, pode ser considerado como similar à música Pop ocidental. Uma de sua peculiaridades está na linguagem simples e nos instrumentos musicais utilizados, mais modernos, como bateria e guitarra, diferentemente do estilo Enka.

       O Pop japonês sempre procurou acompanhar as transformações no mundo musical à sua maneira, de uma forma original em busca de uma identidade própria. No ocidente o estilo se torna cada vez mais conhecido e admirado entre os jovens. 

J-rock: O Japanese Rock, é um nicho musical que abriga vários estilos e uma das formas mais populares de música no Japão atualmente. Dentro do cenário J-Rock, nasceu uma vertente muito interessante pouco conhecida no ocidente chamada Visual Kei, um movimento que mistura vários estilos musicais no qual as bandas usam roupas e maquiagens elaboradas e performances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a visão da sociedade. 

Enka: A Enka era a antiga música popular japonesa e hoje é mais conhecida entre as gerações mais velhas. O estilo é definido como a música do sentimento, onde tudo aquilo que não pode ser expresso por palavras é transformado em canção. Normalmente os cantores de Enka, especialmente as mulheres, se apresentam usando kimono. Já o estilo New Enka não é tão tradicional. 

[K-music]

K-pop: O korean pop,  é um gênero musical consistindo de música eletrônica, hip hop, pop, rock e R&B originários da Coreia do Sul. Em adição a música, K-pop cresceu pra uma popular subcultura entre adolescentes e jovens adultos pelo mundo todo, resultando em difundir interesse na moda e no estilo de grupos ídolos e cantores coreanos.




       O K-pop está a caminho de uma febre ocidental, pois este ritmo que contágia a todos e sua maneira de expressão, está dominando várias paradas no ocidente e também como o J-pop, se torna cada vez mais conhecido e admirado entre os Jovens..

[C-music]



   A chinese music, possui vários estilos e ritmos e uma de suas principais características, também como os outros gêneros, tem o seu pop, rock entre outros. Com a sua música tradicional até os mais modernos, existem grandes influência entre si. 








Doramas.




~ Você ainda não sabe o que é dorama? #Go.

       Se você ainda não sabe o que é dorama, com certeza deve estar se perguntando "É alguma comida oriental?!" ou "Será que é uma roupa?". Ah, não é não viu! Dorama é o nome que os asiáticos dão para as novelas e séries, aqui no Brasil é novela e lá pra eles, são doramas. E sim, os chineses, japoneses, coreanos, tailêndeses entre outros, eles vêem novelas, como nós! 

         Dorama basicamente é, a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama[Drama Japonês] K-Drama[Drama Koreano] C-Drama [Drama Chinês] e até mesmo os Live Action. Live Action, são novelas baseadas muitas vezes em títulos de sucesso de mangá ou anime. 


           E detalhe, os doramas é completamente diferente das novelas brasileiras e, tem muito mais conteúdo do que novelas brasileiras também. Alguns, a primeira vista irão se encher de pedras na mão e partir com mil e um preconceitos contra as novelas orientais. Então abra sua mente para o agora que você vai entender o que verdadeiramente é, um dorama. O estilo oriental de novela é completamente diferente, com um roteiro beirando mais para um mangá~anime shoujo, do que para o estilo de novela ocidental. Outra grande diferença está no número de episódios, beirando sempre a média de treze a no máximo vinte e seis em sua grande maioria.  

A maioria dos doramas são imprevisíveis. E já nossas novelas ocidental, são previsíveis, você sabe que o bonzinho sempre acaba bem no final e o vilão sempre morre ou acaba atrás das grades.  Já nos doramas a coisa é bem diferente! No primeiro capítulo o protagonista pode estar super bem na vida, mas durante o decorrer do drama ele pode adquirir uma doença incurável, pode perder um braço ou qualquer outro membro do corpo e pode até morrer. A questão é, que nunca se sabe o que pode acontecer. Muitos Doramas, podem surpreender o público, pois raramente um Dorama deixa de passar algo para quem o assistiu, sendo uma lição de humildade, valor do trabalho, amizade etc. Os Doramas são mais dramáticos, podendo fazer qualquer "Macho" soltar lágrimas de felicidade e tristeza. 

      Enfim, Doramas são novelas que buscam passar emoções e mensagens sobre a vida, amizade, morte e amor. E conseguem viu!


Bem vindo!


                 
                          Olá, Seja bem vindo(a) ao Saranghae Asian! Este blog é um novo projeto feito por mim Vlasack e a minha amiga Diva~chan com o intuito de passar a todos vocês apaixonados pelo mundo oriental, tudo relacionado a animes, doramas, músicas, entre outros. Contando que teremos muitas novidades, iremos criticar, dar dicas, ensinar, comentar e muito mais, aqui é praticamente o diário de cada um de nós otomes e otakus, apaixonados pelo mundo nipônico. Então fiquem ligadinhos, que teremos ótimas postagens para apresentar a vocês o nosso conteúdo. Chu~ s2


                                                                                                                    
Fighting!!